BLOG

Microfones – Padrão Polar

Uma das características que distingue um microfone do outro é o “Padrão Polar” ou seja suas propriedades direcionais. isto é, quão bem captam som de diversas direções. A maioria dos microfones pode ser classificada em dois grupos principais: omnidirecional e direcional.

Para ajudar a visualizar como funciona um microfone direcional, você encontrará padrões polares em nossos catálogos e folhetos de especificações. Essas representações gráficas arredondadas mostram a sensibilidade relative do microfone (em dB) conforme ele gira em frente a uma fonte sonora fixa.

Seguem abaixo as principais figuras encontradas no mercado:

Omnidirecional: Microfones omnidirecional são os mais simples de projetar, construir e compreender. Eles também servem como referência para a comparação de todos os outros microfones. Microfones onidirecionais captam o som de todas as direções de maneira praticamente igual.

Direcionais: Microfones direcionais são especialmente projetados para responder melhor a sons que vêm pela frente (e por trás, no caso dos bidirecionais), tendendo a rejeitar sons que chegam de outras direções.

Alguns exemplos são: Cardióides, Hyper Cardioide e Figura 8 (ou Bidirecional)

Na próxima semana falarei sobre a diferenciação transdução. Não se assuste com o nome. Vou explicar direitinho e você vai ficar por dentro.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email