BLOG

produção musical

Um pouco de história

Há mais de 20 anos trabalho com áudio e há 17 anos sou proprietário do HertzStudio.

Sou músico e minha necessidade de trabalhar com gravações surgiu de mim mesmo. Eu fui meu primeiro cliente. Aos 12 anos eu já tocava muito na igreja e logo ali surgiram as primeiras curiosidades com gravação. Na igreja que eu frequentava havia um gravador de K7 “profissional”. Era tudo muito amador. Pra se ter uma ideia as primeiras gravações ficamos curiosos do “porquê” o som da bateria era tão volumoso na igreja mas não saia na gravação do K7. Logo percebemos a necessidade de colocar microfones e endereçar tudo que a gente queria registrar para o gravador. Logo entendi que o som que a gente ouvia na sala não era o mesmo que o gravador gravava.

Eu passei a fazer gravações caseiras usando um 3 em 1 que tinha 2 player de K7 e um deles gravava. Pra minha sorte, ele gravava tudo que o som estava tocando naquele momento. Um signal flow curioso. Por exemplo eu podia colocar uma fita de um lado e copiar o som para o outro enquanto plugava um teclado na entrada de mic P2 que também era gravado. Dessa forma eu fazia uma bateria no teclado, gravava em um K7, pegava outro K7 colocava a bateria que gravei do lado que reproduzia e tocava um baixo. Gravava tudo na fita nova, trocava de lugar de novo e ia acrescentando camadas. No final a primeira coisa gravada ia ficando cada vez com menos volume e qualidade.

Somente em 1997 eu comprei meu primeiro Pentium II 233. Vocês não fazem ideia do quanto eu não sabia do que se tratava aquilo. Eu estava no interior, havia ouvido falar de gravações em computador, do Cakewalk, de MIDI, mas se quer tinha como plugar um teclado e muito menos um microfone no computador. Eu era tão inocente que achava que o drive de CD obrigatóriamente gravava CD. Eu precisei de muitos meses sem apoio de internet e sem ninguém por perto que soubesse das coisas para descobrir que eu precisava de um Drive que além de ler também gravasse CD, de um cabo MIDI / Joystick (pasmem) e de um jeito de ligar um microfone na entrada da placa de áudio que na época era caríssima. Comprei uma Sound Blaster. Quem é das antigas como eu aí sabe do que estou falando.
Naquela época ficou claro uma coisa pra mim: Eu precisava aprender inglês. Por que os poucos materiais que existiam para estudo estavam todos em inglês. Softwares, Hardwares, manuais, cursos… TUDO em inglês.
Claro que me apaixonei por tudo isso. Nunca fiz outra coisa da vida até hoje.

Eu resolvi lançar meus cursos de áudio e video por uma razão que sempre me perseguiu: é difícil ter acesso a conteúdos de qualidade com objetividade e clareza no ensino.
Mesmo hoje, percebo uma pulverização de informações na internet, desorganizada, fragmentada… as informações existem, mas pra aprender assim leva-se muito tempo organizando tudo, lendo e assistindo muita coisa inútil até achar algo que realmente faça sentido para a sua necessidade específica. E há ainda o outro grande problema: Inglês. A gigantesca maioria dos conteúdos estão em inglês. Cada profissional de música e do áudio e vídeo tem uma necessidade específica. Uns querem fazer back tracks, outros gravar suas guitarras pra estudar, outros gravar locução, outros ainda alimentar suas redes sociais, outros produzir demos da sua banda e a lista é quase infinita.

A ideia desse curso é simplificar sua vida. Esse curso vai te ensinar a extrair o melhor do que vc já tem em casa e ainda te assessorar para fazer as escolhas certas na hora de comprar equipamentos economizando tempo e dinheiro.

É possível fazer um bom áudio em qualquer lugar com o mínimo de equipamento e bom conhecimento.
Sobretudo a ideia principal do meu método de ensino é: aprendermos juntos!

Falei tudo isso para te convidar a percorrer comigo essa jornada de aprendizado infinita que é o audiovisual / tecnologia. Sabemos que todos os dias surgem tecnologias novas, estilos novos, equipamentos novos e termos uma comunidade interessada e compartilhando informações é essencial.

Bem vindos ao Papo Hertz.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email