BLOG

Computador para Áudio ???

Bom, pra começar a nossa conversa vou te dizer uma coisa: NÃO EXISTE UMA OPÇÃO QUE SUPRA TODAS AS NECESSIDADES. Ou seja.. se for muito bom, vai ser muito caro, ou vai ter pouco HD, ou as portas terão conexões difíceis de achar adaptador, ou é difícil fazer upgrade, ou não dá pra carregar e etc… Ou seja, você precisa identificar qual a SUA necessidade e tomar uma decisão sabendo que não se pode ter tudo.

“Toda decisão é uma renúncia”

Eu pensaria em 3 coisas antes de escolher uma máquina:

ORÇAMENTO
PROCESSAMENTO
PORTABILIDADE
Laptops VS Desktops
Cada vez mais a tecnologia está móvel. Desktops estão começando a virar coisa do passado. Tudo o que fazemos nos dias de hoje é mobile. Tablets, celulares e não é diferente com computadores. Porém temos que considerar novamente os prós e contras e entender por quê alguns estúdios continuam usando desktops.

* Eles são geralmente mais rápidos
* Eles têm normalmente mais portas de expansões
* Eles têm mais possibilidades de customizações
* Menos ruídos – Você pode deixa-los em salas ou armários fechados diminuindo o problema dos ruídos dos coolers.
* Eles são mais baratos. Normalmente se consegue comprar peças mais baratas e montar um baita PC por menosde 1/5 do que seria um Laptop com a mesma capacidade.

Mesmo tendo todas essas vantagens eles perdem em um aspecto: PORTABILIDADE. Muitos de nós precisamos usar computadores em reuniões, gravações ao vivo, escola, faculdade e etc… e ter um Laptop pode economizar a necessidade de ter duas máquinas.

Mac VS PC
Aí os mitos vão muito além 🙂 Tenho certeza de que após vários anos trabalhando na área e lendo milhões de debates a resposta pra essa pergunta é: Quem sabe?
Isso é pessoal. Eu pessoalmente prefiro o Mac não só para áudio e vídeo, mas para tudo. Gosto da interface, me acostumei (faz mais de 15 anos que uso Macs, desde os G3 IBM). Se você gosta também vá de Mac. O PC em geral é mais barato e mais customizável. Ou seja, se vc quer pagar mais barato, quer customizar e gosta da interface do Windows, vá de PC. Garanto que não vai interferir de fato na qualidade de nada. Se alguém disser que sim está adepto a uma mitologia e nada mais.

Por último gostaria de chamar a atenção para um ponto muito importante: Requerimentos de sistema do software que você quer usar. Não adianta nada ter o melhor computador do mundo se seu software preferido não é compatível com ele e isso é comum. Logic Pro X só roda no Mac. Sonar só roda no Windows e por aí vai.

Resumindo, adapte à sua necessidade. Não tem absolutamente melhor ou pior. Boas gravinas.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email