BLOG

Ferramenta mais importante de um Home Studio de áudio

Computadores? Microfones? Fones? Preamps? Controladores? Plugins?
O que você acha que é a principal ferramenta do seu setup de produção?
Se você pensou em algum dos itens acima você ERROU RUDE.
A principal ferramenta de qualquer produção de áudio é o OUVIDO.
É incrível como vejo essa ferramenta ser menosprezada por muitos. Mas agora vou te contar uma coisa: São os ouvidos que fazem a maior diferença entre suas produções e as produções que você tanto admira. Se às vezes você fica meio frustrado por não entender por quê suas mixagens não ficam com aquele som do Jason Mraz, ou Bruno Mars, ou Rihanna ou Maroon 5…. 90% é culpa do seu ouvido. 90% porque também estão envolvidos dois fatores aí: A qualidade da música, arranjos E CANTORES, e também um pouco menos importante a qualidade do equipamento como preamps e microfones e etc…
Agora se você fizer uma comparação assim… Pegue o engenheiro que mixou alguns dos artistas acima e o coloque no seu setup aí na sua casa, com seu computador, seus monitores, sua sala… peça pra ele mixar uma faixa gravada por você aí. 100% de certeza de que ele vai tirar um SONZÃO!
Agora vá você (caso não tenha experiência ok? Estou me dirigindo aos iniciantes) lá para o setup milionário (cada vez menos milionário assim) em que ele mixa os hits e tente mixar alguma coisa. Aquele arsenal todo de equipamento não vai adiantar NADA se você não tem sua principal ferramenta desenvolvida: SEUS OUVIDOS.
Ou seja, simplificando, o que realmente difere um excelente engenheiro de mixagem para um iniciante que passa meses mixando uma música e ela continua soando mal é a experiência.
Dito isso, agora vai a solução. Você tem duas formas de treinar seus ouvidos com eficiência.
1- Procure um estúdio com um produtor experiente e vá estagiar. Colar nele. Sugar seus anos de experiência. Com alguns muitos anos de estudo e treinando e errando MUITO em suas mixagens você vai melhorando, arredondando suas mixes e por fim conseguindo colocá-las em um padrão Rádio e TV.
2- Tenta softwares e sites de “Ear Training”. Escrevi em inglês porque não conheço nada assim em português. Aqui vai um que já testei e gosto muito.
https://www.trainyourears.com/

Ideal mesmo é você fazer OS DOIS. Você não vai conseguir estudar mixagem sozinho. É sempre importante ter um mestre em todas as áreas da vida, mas no audio isso se torna indispensável. Participe de fóruns, visite outros estúdios, tente abrir mixes já prontas que você considera boas, sugue tudo e sobretudo: Horas de vôo. De todo jeito você vai precisar ter muitas horas sentado na frente do computador mixando, errando, acertando aqui, errando muito ali, testando e é assim que todo mundo fez. Esse é o caminho normal de todos que hoje têm seus ouvidos hiper treinados e mixam muito bem.
Abraços à todos e boas mixagens.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email